Perguntas Frequentes (FAQ)

A sua mensagem não chegou a um ou mais destinatários.
Última atualização 8 anos atrás

Sintomas
Estou a receber mensagens de erro com textos, como por exemplo:
  • Undelivered Mail Returned to Sender
  • A sua mensagem não chegou a um ou mais destinatários.
  • 550 relay not permitted!
  • I'm sorry to have to inform you that your message could not be delivered to one or more recipients.
Causas Prováveis
  • A mais comum poderá ter-se enganado a escrever o email do destinatário, para corrigir esta situação, basta verificar se o email de destino está correctamente bem escrito (por vezes poderemos estar a querer enviar um email para um André@dominio.pt e o problema poderá estar no acento e o email correcto ser).
  • Configuração incorrecta do servidor de envio. Veja a seguir a solução.
Configurar correctamente o seu Servidor de Envio
  • Se usa um cliente de correio electrónico, como por exemplo o Windows Live Mail, Microsoft Outlook, Thunderbird, MacOS Mail.app, iOS, etc. deverá procurar nas opções a configuração para o Servidor de Envio ou Servidor de Saída. Nesta opção, deverá certificar-se que o nome é mail.dominio.pt e onde aqui o domínio.pt corresponde ao seu domínio (ex. para a GRIFIN será mail.grifin.pt)
  • Se está a usar a nossa aplicação de Webmail, não precisa de fazer nenhuma alteração nem alterar nenhuma configuração.
Informações Adicionais
  • Até Fevereiro de 2016, os clientes para os servidores de alojamento GRIFIN, estavam obrigados a usar como servidor de saída (SMTP) e os dados para autenticação do seu provedor de serviços de internet (ISP). Esta imposição servia para resguardar os IPs dos nossos servidores de entrarem em listas negras de SPAM. Por vezes bastaria um cliente ter o seu PC infectado com vírus para comprometer o IP do servidor GRIFIN a que estaria ligado e consequentemente afectando todos os outros clientes alojados nesse servidor.
  • Desde Março de 2016, a GRIFIN implementou um servidor extra que monitoriza o envio dos emails, prevenindo assim muitos problemas inerentes ao envio de email até à data, sendo que, os clientes a partir desta data DEVEM usar como servidor de saída o seu próprio domínio para um envio correcto dos emails. Todos os alojamentos nos nossos servidores são pré-configurados com autenticação:
  • DKIM (Domain Key Identified Mail), que é um meio de verificar os e-mails recebidos, ou seja, garante que as mensagens recebidas não são modificadas e são do remetente de quem elas dizem ser. Este recurso funciona para evitar a entrada de mensagens de spam.
  • SPF (Sender Policy Framework) é um sistema que permite que especifique servidores e endereços IP que estão autorizados a enviar e-mails de seu domínio. Este recurso funciona para evitar o envio de mensagens de spam.
Adicionalmente ainda oferecemos o Apache SpamAssassin, que é um sistema de filtros que analisa e classifica o nível de probabilidade de SPAM nas mensagens de email recebidas (e actua automaticamente de acordo com os níveis especificados, marcado ou eliminando SPAM).

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